sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Três lançamentos de livros sobre aves

Além dos binóculos e outros apetrechos, o observador de aves leva sempre um guia de campo, ilustrado ou com fotografias, para ajudar na identificação das espécies encontradas. Até cinco, seis anos atrás, os poucos títulos disponíveis eram sempre difíceis de encontrar, importados ou então muito volumosos. Boa parte dos guias usados no Brasil eram obras que abrangiam outros países como a Argentina por exemplo.

Nestes últimos anos, diversos títulos nacionais têm sido lançados, incluindo obras de abrangência regional ou estadual. Hoje vou destacar três lançamentos que deverão constar da coleção dos observadores de aves (porque junto com o desejo por novas espécies, todo observador é um colecionador compulsivo de livros e guias de aves...).



Lançamento da Editora Vento Verde, vem em dois volumes, identifica 2.907 espécies e subespécies de aves brasileiras. Apresenta chaves de identificação para as ordens, famílias, gêneros, espécies e subespécies, com 2.800 ilustrações em cores e listagem com os nomes originais e sinônimos. As ilustrações são maravilhosas, sendo que algumas foram criadas a partir de fotografias de espécimes tombadas em museus, ficando muito semelhante ao que é observado na natureza.

Ilustração Vento Verde



Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado - John Gwynnne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel
Guia da Wildlife Conservation Society Brasil, é o primeiro livro de uma série que cobrirá o Brasil inteiro. Com 740 espécies, a grande maioria delas ilustrada, este guia apresenta virtualmente todas as aves dos biomas do Pantanal e Cerrado. Um dos objetivos do livro é a expansão da atividade de observação de aves como um instrumento para a conservação ambiental. Assim, a obra traz um capítulo especial sobre os ambientes naturais do Pantanal e do Cerrado e sua conservação, escrito em linguagem acessível e clara, de modo a apresentar a incrível variedade de paisagens e vida silvestre desses biomas a um público amplo, incluindo turistas, professores e estudantes.

Martha Argel, uma das autoras do livro Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado, apresentando a obra na Feria de Aves de Sudamerica, na Argentina. Foto: Daniel De Granville



Glossário Brasileiro de Birdwatching (inglês-português-inglês)" - Fernando Costa Straube, Arnaldo Bráz Guimarães-Jr, Maria Cecília Vieira-da-Rocha e Dimas Pioli
Hori Cadernos Técnicos, está disponível para livre e gratuito download. Um completo dicionário de palavras e expressões comuns aos observadores de aves brasileiros e estrangeiros. A proposta desse livro é favorecer uma consulta rápida e servir como contribuição para a dispersão da observação de aves no Brasil, pelos brasileiros e estrangeiros. Indispensável para quem quer compreender a linguagem dos observadores, incluindo tradução dos nomes e termos em inglês.

Fernando C. Straube e Cila Vieira-da-Rocha, dois dos autores do Glossário Brasileiro de Birdwatching, praticando com o pequeno Yago durante o Avistar 2010. Foto: Tietta Pivatto

Está cada vez mais fácil observar aves no Brasil!!

Um comentário:

Ligia Neves Busnello disse...

Querida Tietta,


Não sabe como fico imensamente feliz em ver que este setor está crescendo e que mais e mais pessoas estão se interessando em proteger a natureza.
Esses livros já são o reflexo disso tudo.
Beijo.